Em seu livro “The Intentional Family”, Bill Doherty discute “rituais de conexão” como sendo uma ferramenta importante para chegar-se a relacionamentos bem-sucedidos. Um “ritual de conexão” nada mais é que uma forma qualquer de regularmente irmos em direção a nosso parceiro – aquela pessoa com quem nós realmente podemos e queremos contar.
Um “ritual de conexão” pode ser algo tão simples quanto, por exemplo:
“Nós decidimos nos abraçar todos os dias quando eu chego em casa vindo do trabalho pois o toque físico é uma de minhas “linguagens do Amor” mais eficazes. Minha esposa não é tão dada a toque afetivos quanto eu, mas ela se mostra aberta a isso por saber o quanto que esse simples gesto é importante para mim”.
Casais com relacionamentos ricos em rituais e tradições são capazes de compartilharem valores e significados de vida, que, segundo o mestre John Gottman, é o nível máximo que um casal pode chegar vivenciando seu relacionamento – o “teto” de uma casa onde esteja acontecendo “Relacionamento Significativo”. Logo, “rituais de conexão” diários têm o poder de moldar nossas vidas de maneiras muito positivas!
No livro “O Poder do Hábito”, o autor Charles Duhigg explica que “os hábitos são cruciais para termos sucesso em todas as esferas da vida”. Eles geralmente nos fazer ser mais produtivos e saudáveis. Na esfera dos relacionamentos amorosos, John Gottman define essas rituais como sendo “Rituais de Conexão”.
Para dar uma ajudinha na prosperidade do seu relacionamento amoroso, oferecemos aqui seis boas ideias onde praticarem esses rituais.
- Fazer refeições, juntos, sem distrações extras
- Pode ser que não consigam fazer isso em 100% dos casos, mas podem tentar sempre que for possível! Desliguem a TV e/ou os seus Celulares. Até mesmo os “e-mails” e seus “feeds” no Facebook certamente podem aguardar um pouco! Ofereça o compromisso de estarem oferecendo atenção plena um ao outro!
- Desenvolver diálogos não estressantes
- Invistam 30 minutos de seus dias, regularmente, em estímulos de diálogos do tipo “Como foi seu dia, querido(a)?” Conversem com o parceiro(a)! Demonstrem interesse genuíno naquilo que recebem do parceiro(a). Lembrem-se: O objetivo destes estímulos de conversa é o de falarem sobre os estresses que vêm de fora do relacionamento entre vocês! Não é hora de discutirem dificuldades em seu relacionamento. Os casais que mutuamente se oferecem uma escuta ativa, presença, ao conversarem e/ou compartilharem a maneira como se sentem fazendo uso da primeira pessoa verbal (o “eu”), demonstrando compaixão, um pela dificuldade do outro, certamente colherão as ricas recompensas de desenvolverem um estado de conexão onde haja cada vez mais espaço para o surgimento de emoções ternas em seu relacionamento.
- Gozar férias!
- Tirem férias, no mínimo, anualmente e, preferivelmente, sem as crianças caso assim o desejem, Vão para algum lugar onde haja interesse e concordância de ambos. Não será imprescindível irem para alguma exorbitante praia paradisíaca que esteja fora das possibilidades de suas finanças. E, no caso de seu orçamento familiar não permitir que vocês tirem férias corridas, podem tentar fazer algo mais simples, como um fim-de-semana prolongado em um local com acomodações mais simples e com preços moderados que caibam em suas possibilidades momentâneas. .
- Exercitarem-se juntos
- Pode ser um passeio de bicicleta, todo sábado pela manhã, ou uma caminhada diária com seu parceiro, logo após o jantar. Pode ser também que decidam adicionar um pouco mais de emoção, programando um passeio de caiaque no verão ou uma escalada no início do inverno. As pesquisas apontam que os casais se aproximam significativamente após uma experiência excitante!
- Trocarem beijos com, no mínimo, seis segundos de duração
- Um significativo e caloroso beijo diário de no mínimo seis segundos de duração, aumenta o grau de intimidade física e emocional do casal. Segundo o autor, Kory Floyd, o contato físico libera ocitocina (o hormônio do amor e afeto), pode melhorar nosso humor por dias a fio e pode nos ajudar a manter a calma. Darem as mãos, abraçarem-se, tocarem-se e se beijarem poderá baixar o nível do hormônio causadores do estresse – o cortisol – e aumentar a sensação de satisfação plena em um relacionamento amoroso. Se, para vocês, beijarem-se por seis segundos contínuos lhes parecer ser demasiado, compartilhem um longo abraço como fazem muitos dos casais sabidamente felizes.
- Jamais subestime o poder do tempo intencional que você dedica a seu parceiro(a)
- Fazer coisas divertidas juntos – como cantar no chuveiro ou andar de bicicleta – pode trazer a alegria e as boas risadas de volta ao seu relacionamento.
- Contar piadas, assistir filmes engraçados – ou qualquer outra coisa que possa proporcionar prazer – poderá novamente inflamar a paixão e mantê-los mais bem conectados.
- John Gottman sugere que os casais se comprometam com o desafio de ambos cumprirem as mágicas “6 Horas Semanais” – uma prática que faz uso de rituais simples ao despedirem pela manhã ou, se for o caso, ao voltarem a se encontrar ao final do dia. Manter esses rituais poderá ajudá-los a se reconectarem quando a vida lhes trouxer dificuldades.