Comunicação cria conexão!

Michael e Ângela levam vidas significativas e muito ocupadas. Após 27 anos de casamento, eles têm dois filhos adultos na faculdade e uma filha de 15 anos, ainda morando em casa.

Michael trabalha em tempo integral como dentista, lidera um agrupamento de escoteiros e está muito envolvido com uma ONG que ajuda crianças de países em desenvolvimento.

Ângela trabalha meio-período em um escritório de advocacia. Cuida de sua mãe idosa nos fins de semana e é a motorista particular de sua filha que só terá sua autorização para dirigir bem mais à frente.

É uma vida agitada. Mas, boa!

Conforme vão passando os dias, e meses, Ângela vai se sentindo cada vez mais desconectada emocionalmente de Michael.

Embora genericamente feliz com o relacionamento que acontece entre eles, ela sente que, embora Michael reconheça sua agenda apertada e a sua enorme lista de tarefas, ele parece estar demasiadamente ocupado para entrar em conato com as reais condições de seu coração e vir a saber como ela realmente está se sentindo.

Por outro lado, embora Michael ache que o relacionamento deles é muito bom, ele também não sente ter a conexão que anseia com Ângela – especialmente no que se refere ao sexo.

E você? Já se sentiu como Michael e Ângela? Vivendo lado-a-lado, quase que como, apenas, colegas de quarto ao invés de duas “almas gêmeas”? Você também anseia por uma conexão mais profunda com a pessoa com quem você intimamente convive?

Pois, então, se esse também for o seu caso, talvez vocês dois possam estar precisando se tornarem mais intencionalmente empenhados com um ritual muito simples que certamente os ajudaria a se sentirem mais conectados.

Este ritual ajudou Michael e Ângela a alcançarem um patamar totalmente novo de conexão em seu casamento! Esse ritual é conhecido como “A Conversa de 20 Minutos“.

A Conversa de 20 Minutos

A Conversa de 20 Minutos” é um período mínimo de 20 minutos que vocês se comprometerão a separar do resto do dia, onde, ambos, possam conversar cara-a-cara.

Para rirem juntos; para reclamarem daquela criatura chata do trabalho; ou, apenas, para ficarem “em dia” e terem melhores meios de “medirem a temperatura” emocional, um do outro.

J. Gottman chama a isso, uma “conversa para reduzir o estresse“. A única regra necessária para que esse ritual possa exercer sua “mágica” é que você e seu cônjuge conversem frente-a-frente durante cerca de 20 minutos por dia. Sim, parece óbvio, não é? Apenas 20 minutos a cada dia. Simples assim!

A Comunicação Constrói a Conexão

A Conversa de 20 Minutos” melhorará a comunicação já existente entre vocês! E, comunicação, cria conexão!

John Gottman explica:

da mesma maneira que um automóvel que não passe por manutenções regulares, acabará se desmanchando, o que percebemos é que se vocês não trabalharem a sua comunicação, o seu relacionamento acabará se deteriorando com o passar do tempo“.

Ainda, William J. Doherty, o autor do livro “The Intentional Family” (trad: “A Família Intencional”), explica o que acontece na maioria dos casamentos:

A maioria das pessoas solteiras não acredita quando ouvem seus amigos casados ​​dizerem que não têm tempo suficiente para conversarem! Mas, o que elas ainda não percebem é que a vida familiar cotidiana absorve atenção como se fosse um polvo gigante, continuamente envolvendo e sugando, primeiro aqui, depois ali. Embora a maioria dos casais possa conversar um com o outro em uma determinada noite ou em um específico final de semana, o que ainda lhes faltará será destinarem algum tempo regular para, de maneira bem focada, conversarem intimamente como um casal

Então, fica claro que os casais precisam de “tempo regular e focado para conversarem intimamente como casal”.

Este simples ritual será benéfico aos casais pois os ajudará a se concentrarem nos diferentes “andares” do famoso conceito relacional que J. Gottman denominou como sendo uma “Sound Relationship House” (trad: “Casa Onde um Relacionamento Importante se Desenvolve”).

Quando os casais decidem reservar certo tempo para conversarem, fazerem-se perguntas-abertas e, realmente, terem a chance de se conhecerem cada vez mais, eles estarão construindo o que J. Gottman denomina de “Love Maps” (trad: “Mapas do Amor”).

Os casais que reservam tempo diário para se reconectarem e irem tornando os seus “mapas do amor” cada vez mais consolidados, naturalmente começam a fortalecer sua amizade; desenvolvem mais respeito e apreço; e aprofundam estado de predileção e admiração que conseguem demonstrar nutrir um pelo outro.

(Façam um teste para saberem quanto vocês vêm conseguindo compartilhar os estados de “predileção e admiração” que nutrem um pelo outro!)

E, finalmente, de uma maneira bem simples, “A Conversa de 20 Minutos” constrói confiança, ajuda os casais a compartilharem seus sonhos, esperanças e objetivos, e fortalece a “criação de significados compartilhados“. É um ritual simples, no entanto, remete os casais a resgatarem o comando do futuro de seu relacionamento, e os convida a sempre perseguirem seus sonhos – juntos.

Conhecer Você é Amar Você

Para Michael e Ângela, o melhor momento para desenvolverem “A Conversa de 20 Minutos” é antes de dormirem. Eles se fizeram bastante empenhados para garantir que isso acontecesse todas as noites! Até mesmo programaram alarmes em seus celulares para lembrá-los de que às 21h já é hora de conversarem.

Decidiram juntos como queriam que fosse seu ritual de conversa e quais eram as regras. Decidiram conversar na cama, tocando-se de maneira afetuosa como de mãos dadas, fazendo massagens nas costas ou se acariciando-se mutuamente. Decidiram revezarem-se para fazerem perguntas mais significativas e, então, realmente ouvirem um ao outro, sem interrupções. Estão empenhados a fazer com que a conversa aconteça.

No início, as conversas que tinham eram simplesmente sobre o que havia acontecido em seu cotidiano e Michael, até mesmo, cronometrava o tempo da conversa para assegurar-se de que não durariam mais do que os 20 minutos acertados entre eles. Mas, à medida que consistentemente iam conversando, noite após noite, as suas conversas foram se modificando para se tornarem diálogos sobre suas vivências passadas; coisas que lhes trouxeram alegria; esperanças e sonhos; ou algo que atualmente os estava estressando.

Pouco a pouco, eles foram se apercebendo cada vez menos preocupados com a duração do tempo desse ritual e mais envolvidos com a qualidade da conexão um com  outro que percebiam estar se fortalecendo cada vez mais.

Depois de iniciarem este ritual, não demorou muito para que Ângela finalmente sentisse que Michael se importava com o que estava acontecendo em seu coração. Ela percebeu como ele passou a lhe fazer pequenas coisas com mais frequência. Algo como oferecer-lhe um abraço carinhoso ao chegar do trabalho; oferecer-lhe pequenos encorajamentos no decorrer do dia; ou trazer o jantar com maior frequência.

Ela percebeu como isso a ajudava a voltar a expressar seu amor por ele, pois, agora, ele finalmente sabia de tudo com que ela estava lidando em relação aos cuidados dedicados à sua mãe já idosa em seu cotidiano. Como resultado, Ângela passou a se sentir mais apaixonada do que nunca por Michael, e isso naturalmente fez com que mais interações positivas passassem a acontecer entre os dois.

Por sua vez, Michael nunca antes havia reconhecido sua profunda necessidade de compartilhar, mas à medida que tudo melhorava, ele se sentia mais amado, aceito e conectado a Ângela do que nunca. Além disso, depois de iniciarem o ritual de conversa, Michael sentia que Ângela estava mais apaixonada e amorosa do que nunca – e ele sabia que isso se devia por ele haver dedicado tempo para se conectar mais com ela e passar a  melhor atender as necessidades emocionais de Ângela.

Façam Acontecer

Decidam juntos a fazer com que “A Conversa de 20 Minutos” aconteça também a vocês!

Para vocês, pode ser melhor que “A Conversa de 20 Minutos” aconteça pela manhã; depois da volta, de ambos, do trabalho; enquanto dão uma volta em torno do quarteirão etc. Não importa muito quando ela aconteça, desde que a executem com regularidade.

Escolham fazer da “Conversa de 20 Minutos“, algo importante presente a todos os seus dias. No começo, poderá lhes parecer algo estranho, mas caso se percebam empenhados em fazê-la acontecer, com o passar dos dias vocês se perceberão tendo cada vez mais coisas para compartilhar.

E, além disso, vocês precisam desse tempo juntos! O relacionamento de vocês precisa disso! Seus filhos – atuais ou futuros – precisarão do benefício de terem pais inseridos em um casamento saudável, feliz e estável.

Esse simples 20 minutos diários podem fazer toda a diferença entre vocês virem a construir um relacionamento amoroso, para sempre  estável, significativo e feliz, ou um casamento “meia-boca”, à deriva, ou mesmo, já em declínio.

Escolham fazer com que esses 20 minutos lhes aconteçam e não deixem que nada os atrapalhe em seu objetivo.

Então, observem admirados ao fortalecimento e ao crescimento da qualidade da conexão que vocês passaram a compartilhar por decorrência de simplesmente haverem intencionalmente dedicado – em meio à agitação e ao caos da vida cotidiana – esse pequeno tempo a seu relacionamento amoroso.

Autoria do Texto Original:

Artigo Original: One Ritual You and Your Partner Need to Feel More Connected

Aaron e April Jacob, 13 de janeiro de 2017

Nota da Tradução:

Tradução livre, adaptações e interferências ao texto feitas por Nelson Simas Costa, Helper pelo Pathwork® São Paulo, CRT: 45154, [email protected]

Deixe um comentário